top of page
Foto do escritorBOHNS Web, Info & Design

Por que a Apple está fabricando um chip para data center?

"ACDC" (Apple Chips in Data Center) seria o vencedor claro na competição de nomenclatura de chips de 2024

Por Jonathan Goldberg - 20 de maio de 2024 às 6h04


OPINIÃO DO EDITOR: Claro, a Apple está projetando seus próprios chips de IA para seus data centers. Isso lhes dará um sistema de IA ponta a ponta, da nuvem à borda, que seus concorrentes não conseguirão igualar tão cedo.


Um relatório de Mark Gurman da Bloomberg na semana passada indicou que a Apple iria colocar seus próprios chips no data center e, alguns dias depois, o Journal confirmou isso com seu próprio relatório. A informação foi inicialmente recebida com elevado grau de ceticismo, principalmente por parte do Jornal, que posteriormente mudou de postura sobre o assunto.


Muitos disseram que a Apple “não era uma empresa de nuvem” e não viam sentido em seguir esse caminho. Isso nos pareceu estranho, pois sabemos que a Apple vem analisando isso há anos. Aqui, queremos expor alguns dos motivos pelos quais achamos que a Apple desejaria seu próprio chip de data center.


Para começar, a Apple está construindo um chip porque pode. Num mundo de capacidade de ponta limitada, a Apple é o maior cliente da TSMC e pode presumivelmente obter a maior parte da capacidade que deseja. Se eles realmente tivessem um bom uso para o chip, agora é a hora. Todo mundo está lutando, e a Apple poderia construir uma grande vantagem.


Nota do editor:

O autor convidado Jonathan Goldberg é o fundador da D2D Advisory, uma empresa de consultoria multifuncional. Jonathan desenvolveu estratégias de crescimento e alianças para empresas dos setores móvel, de redes, de jogos e de software.


Também deve ficar claro que a Apple é uma provedora de serviços em nuvem – eles literalmente têm um produto chamado iCloud. Parte da confusão aqui reside no fato de que a Apple diz muito pouco sobre o que faz com seus data centers. Eles nunca deixam totalmente claro como entregam seus serviços em nuvem, o que parece ser uma combinação de Google Cloud, Azure e talvez alguns AWS, mas também seus próprios data centers. Quando falamos sobre os “hiperscalers”, assumimos silenciosamente que a Apple é uma dessas dez maiores operadoras de data center. E se todos os outros hiperscaladores estão projetando seus próprios chips, faz sentido que a Apple também o faça.


A grande questão é o que a Apple fará com essa capacidade? Estamos em 2024, então o resumo simples é que, é claro, eles farão IA.


A resposta mais sutil é onde isso fica mais interessante. Há muito que lamentamos a falta de utilização convincente da IA generativa pelos consumidores e acrescentamos frequentemente que a indústria precisa que a Apple mostre a todos o que pode ser feito. Não estamos convencidos de que a Apple tenha, de fato, descoberto isso, mas dados todos os rumores de que a WWDC do próximo mês se concentrará fortemente na IA, estamos intrigados.


Então, vamos supor que a Apple tenha criado alguns aplicativos de IA impressionantes, ou pelo menos aplicativos que a Apple considera impressionantes. Sabemos que eles têm trabalhado em IA há anos – desde a melhoria constante do reconhecimento de fala da Siri até melhorias ocultas de aprendizado de máquina para imagens de fotos e vídeos, até o simples fato de que o processador do telefone da série A tem um “Motor Neural” desde 2018.


Eles trouxeram suporte de transformador para seus chips da série M antes do ChatGPT. Eles lançaram esse suporte logo depois que esses modelos se tornaram amplamente populares, e parece provável que já estivessem trabalhando na ideia há algum tempo. A Apple tem uma equipe de IA competente.


Além disso, parece provável que a equipa tenha construído o seu próprio modelo fundamental. A Apple, é claro, possui todo o seu software crítico e uma enorme quantidade de dados (ou seja, eles sabem o que você faz com o seu telefone). Não sabemos ao certo como a Apple treinou esse modelo, mas suspeitamos que eles usaram a Nvidia como todo mundo.


No entanto, à medida que a Apple lança seus aplicativos de IA, eles precisarão fazer muitas inferências. Eles executarão parte disso no dispositivo (também conhecido como “the edge”, ou seja, os consumidores pagam pelo capex e opex), mas também executarão alguma quantidade de inferência na nuvem.


De todos os relatórios, não está totalmente claro quais chips a Apple usará no data center. Vimos relatos de que eles usarão sua CPU M2, sua CPU M4 ou um chip totalmente novo chamado ACDC (Apple Chips in Data Center, que seria o vencedor claro na competição de nomenclatura de chips de 2024). Independentemente do que eles acabarem usando, eles se beneficiarão por ter uma camada de software comum conectando a nuvem e a inferência de borda.


Muitas empresas têm falado em ter esse tipo de oferta, mas a Apple provavelmente será a primeira a colocar uma em produção em larga escala. Ter tudo conectado dessa forma oferece economias de energia significativas, mas provavelmente também permite um maior grau de privacidade, um grande tema de marketing para a empresa. Imaginamos que a proposta será algo como: "Faça com que seu telefone execute uma IA incrível e somente você verá seus dados". Portanto, há benefícios claros em ter seu próprio silício ao longo de toda a cadeia de software.


Isso deixa uma questão: como a Apple posicionará isso em seu marketing?


Como mencionamos acima, a Apple nunca fala sobre seus data centers, mas agora eles podem estar dispostos a fazê-lo, pois isso transmite uma mensagem que os beneficia. Na verdade, dada a quantidade de cobertura da imprensa sobre o assunto, suspeitamos que a Apple pode ter vazado deliberadamente um pouco disso para ter certeza de que estamos prestando atenção.


Resumindo tudo, parece que a Apple tem uma história interessante para contar sobre a amplitude de sua oferta de IA. Este não é apenas um AI Mac ou um AI iPhone, mas um sistema completo que oferece alguma forma de IA diferenciada. Se isso for verdade, e podemos estar errados, será mais um exemplo de como a Apple está ganhando vantagem sobre a concorrência, porque isso é algo que seus concorrentes terão dificuldade em igualar.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page